[RESENHA] A Casa Assombrada


'A Casa Assombrada' por John Boyne da editora Companhia das Letras. ()

Sinopse:
"Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Totalmente sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, ela se depara com o anúncio de um tal H. Bennet. Ele busca uma governanta para se dedicar aos cuidados e à educação das crianças de Gaudlin Hall, uma propriedade no condado de Norfolk – sem, no entanto, mencionar quantas são, quantos anos têm ou dar quaisquer outras explicações. Assim, ela larga o emprego de professora numa escola para meninas e ruma para o interior. 
Chegando a Gaudlin Hall, Eliza se surpreende ao encontrar apenas Isabella, uma menina que parece inteligente demais para sua idade, e Eustace, seu adorável irmão de oito anos. Os pais das crianças não estão lá. Não se veem criados. Ela logo constata que não há nenhum outro adulto na propriedade, e a identidade de H. Bennet permanece um mistério.
A governanta recém-contratada busca informações com as pessoas do vilarejo, mas todos a evitam. Nesse meio tempo, fica intrigada com janelas que se fecham sem explicação, cortinas que se movem sozinhas e ventos desproporcionais soprando pela propriedade. E então coisas realmente assustadoras começam a acontecer… "

Eliza é uma professora numa escola só para garotas, em Londres, 1867. Seu pai está muito doente, mas insiste em ir a uma leitura de Charles Dickens. Depois de alguns dias seu pai falece, e Eliza sem família ou dinheiro suficiente para o aluguel aceita um emprego como governanta numa cidade do interior. E logo ao chegar sente mãos te empurrando em direção a linha do trem, mas ninguém viu mãos. Ela vai para a casa em que vai trabalhar e sente, presencia vários "fenômenos" estranhos. Sempre que pergunta à alguém sobre a história da família das crianças das quais ela cuida, as pessoas mudam de assunto e ficam sem graça. Quando ela finalmente consegue conversar com o advogado da família descobre que a mãe das crianças a muito assassinou a primeira governanta da casa e tentou assassinar seu marido, e depois de julgada foi condenada a forca e jurou que não deixaria ninguém cuidar de seus filhos. Logo Eliza percebe que a presença estranha que vem sentindo desde que chegou a cidade é a mãe das crianças.
Confesso que achei que ficaria com pelo menos um pouco de medo, mas não tem nada assustador no livro. O livro é muito bem estruturado, mas acho que enrolou de mais no quesito da Eliza descobrir o que tinha acontecido, fala sério quem ficaria cuidando de duas crianças sem saber dos pais delas e todas as vezes que perguntava sobre eles as pessoas a ignoravam e começavam a agir estranho? Não tenho muito o que falar sobre esse livro, a história é basicamente isso o pai de Eliza morre, ela se muda, acha que tem alguma coisa estranha acontecendo na casa, descobre que é um fantasma, resolve tudo e fim da história. Eles não falam muito das crianças, só que a mais velha (11 anos) é muito séria e "adulta" pra sua idade, e o mais novo está muito traumatizado mas gosta muito de Eliza.
Se você estiver a procura de um livro diferente, com absolutamente 0 romance eu recomendo, mas se estiver a procura de um livro com "fortes emoções" não vá com muita sede ao pote, porque você vai se decepcionar.
Se você já leu comenta aqui em baixo a sua opinião sobre o livro.