[RESENHA] O Demonologista


'O Demonologista' por Andrew Pyper, 328 páginas, editora DarkSide, 2015. ()

SinopseDavid Ullman é um professor da Universidade Columbia, especializado na figura literária do Diabo. Para ele tanto o Anjo Caído, quanto Deus são apenas seres mitológicos. Um dia uma estranha senhora aparece em seu escritório com uma oferta de trabalho, presenciar um suposto fenômeno sobrenatural em Veneza e quando a aceita, ele ganha motivos para começar a acreditar em tudo que leciona em suas aulas e palestras. O que era para ser apenas uma oportunidade de viajar com sua filha e ainda lucrar com isso acaba se tornando uma jornada de descobrimentos sombrios.

"Os demônios afligem os fracos."

Esse livro estava na minha wishlist desde quando foi lançando, então quando vi ele por R$14,90 no Submarino, não pensei duas vezes antes de comprar. Não li muitos livros do gênero ainda, principalmente desses que falam sobre demônios e me surpreendi quando me vi presa a história logo nos primeiros cinco capítulos.
O autor tem um escrita imersiva e rica em detalhes, com a qual eu conseguia visualizar e imaginar os cenários e criar uma cena com o que estava lendo. Foi como se eu estivesse assistindo à um filme de terror com aqueles efeitos sonoros para criar tensão antes de um momento importante ou assustador.

"Algumas vezes as pessoas fecham a porta porque estão tentando encontrar uma maneira de fazer você bater nela."

A relação entre David e sua filha, Tess, é o que faz o livro andar e ele conseguiu passar o quão próximos os dois são, não como qualquer pai e filha são próximos, eles são ligados um ao outro, parecidos em muito aspectos. David trata a filha de igual para igual, como se ela fosse adulta, mas nunca deixando de lado as atitudes de pai e Tess mesmo que distante "ensina" muito para ele, coisas que ele não entendia e passa a entender.

"Não há ação sem escolha."

Eu adorei todo o suspense criado durante a história, em que você não faz ideia se terá ou não um final feliz. O drama em relação ao desaparecimento de Tess e porque isso aconteceu foi muito bem construído. É um livro em que sabemos as motivações de cada personagem, o que faz a história andar mais rápido.
Entretanto tenho apenas uma ressalva quanto ao final, que me deixou um pouco decepcionada. Eu esperava um final surpreendente e achei que o fim que o autor deu para o livro deixou um pouco a desejar, mas entendo porquê ele terminou desse jeito.

"Delírios por si só não fazem de você um louco."

Com uma ótima tradução, diagramação perfeita e artes maravilhosas, esse com certeza é um livro que os amantes do terror e suspense DEVEM ter na estante.

Você já leu 'O Demonologista'? O que achou? Comenta aqui em baixo. Beijinhos dark