RESENHA: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (um pouco) Dramática



'Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática' por Thalita Rebouças, 272 páginas, editora Arqueiro, 2016. ()

Tetê acabou de se mudar para a casa dos avós, consequentemente mudou de escola também, está começando o Ensino Médio e não tem nenhum amigo, esse é o lado bom de ter mudado de escola. Tetê sofria bullying na antiga escola e por isso não tinha amigos e não tem esperanças de fazer novos ao começar mais um ano escolar. Então quando chega na nova escola e já consegue logo de cara 2 amigos, Zeca e Davi, fica feliz da vida.

Como toda adolescente no colegial Tetê tem alguns crushs, o maior deles é o Erick, vizinho de Davi, só que ele namora Valentina, uma menina grossa e que humilha todos os nerds e impopulares. E isso não muda quando Tetê chega, ainda mais quando Valentina nota que Erick gosta da companhia dela e e ela claramente adora ele.

Zeca começa a fazer pequenas mudanças no visual de Teanira (sim esse é o nome dela), um corte de cabelo aqui, uma sobrancelha ali e ao longo da estória ela vai mudando. Outros garotos aparecem, novos crushs e muitos flertes, por aí vai.

A história é basicamente essa e foi isso que me incomodou, foi mais do mesmo, uma garota excluída e diferente muda de escola e tudo muda também. O único personagem que eu gostei um pouco foi o Davi, que quase não aparece e é muito pouco desenvolvido. Achei a personalidade da Tetê muito forçada, diversas vezes durante o livro ela acaba falando mais do que deveria, mais não uma ou duas coisinhas bobas, uma conversa inteira cheia de coisas que ninguém em sã consciência falaria para alguém que recém conheceu.

Mas o livro não de um todo ruim, tem seus altos e baixos, coisas boas e coisas nem tão interessantes. É um livro bem rápido e bom pra passar o tempo. Apesar de a escrita da Thalita ser bem fácil e fluída, não me identifiquei muito, em alguns momentos ela faz referências a coisas que fazem sucesso atualmente, ao mesmo tempo que Tetê fala gírias antigas, muito antigas mesmo.

Acho que estou um pouco velha para o público alvo desse livro que é mais infanto-juvenil, tenho certeza que se tivesse lido ele quando tinha uns 14 anos teria amado. Então se você é esse público alvo ou se gosta desses romances pra passar o tempo eu recomendo.

Você já leu esse ou algum outro livro da Thalita? O que achou? Comenta aqui embaixo. Beijinhos de luz