RESENHA: The Kiss of Deception


'The Kiss of Deception' por Mary E. Pearson, 406 páginas, DarkSide Books, 2016. ( | )

Lia é a Primeira Filha e Princesa de Morrighan, as primeiras filhas de sua família tem dons e isso acaba fazendo com que um reino vizinho, que não está em bons termos com Morrighan, ofereça uma aliança por casamento, Lia não aceita que decidam seu futuro por ela e foge de casa com sua amiga Pauline. Ao mesmo tempo que o Princípe com o qual ela ia se casar e um assassino saem em busca da Princesa.

"Ele me dava ouvidos como se todas as palavras que eu dissesse fossem importantes."

Lia foge nas primeiras páginas do livro, isso não é nenhum spoiler, fiquem tranquilos. Ela e sua amiga resolvem ir para a cidade onde Pauline passou sua infância, Terravin, na casa de uma amiga de sua mãe da época. Quando chegam lá começam a trabalhar de garçonetes na taverna de Berdi. Semanas se passam, Lia acha que os guardas do reino desistiram de procurá-la, dois jovens rapazes chegam a taverna/estalagem, Rafe e Kaden. Um deles é o príncipe para o qual Lia era prometida, o outro é um assassino com a missão de matá-la, mas quem é quem?

"As regras da razão curvam-se à magia todos os dias."

Deixando escrito aqui que eu não percebi no começo que não diziam quem era o príncipe e quem era o assassino e quando revelaram quem é quem eu me senti extremamente burra, se você já leu KoD comenta aqui por favor se fui só eu quem não percebeu isso. Desde os primeiros capítulos de ambos eu achava que tava explícito quem era qual e fiquei o livro todo até a revelação esperando eles pararem de dizer quem é quem. Os capítulos são nomeados: Kaden/Rafe quando estão com a princesa e Assassino/Príncipe quando estão sozinhos e eu só fui perceber isso quando já tinha passado da metade do livro #shame.

"Talvez houvessem centenas de formas diferentes de se apaixonar."

Lia é muito protetora e isso a coloca em confusão o livro todo, sempre querendo defender quem ela ama, é muito teimosa e persistente, se coloca algo na cabeça, não há nada que tire. Podemos ver muito da relação dela com sua amiga Pauline e a união que cresce ao longo do livro entre elas, Berdi e Gwyneth. É uma amizade muito gostosa de se ler, traz um clima de irmandade, "uma por todas e todas por uma".

"Agora eu entedia os monumentos. Alguns eram feitos de suor e pedra, outros eram feios de sonhos, mas todos eram feitos de coisas que não queríamos esquecer."

Agora vamos ao romance. Desde que Lia conhece Kaden e Rafe ela tem seu preferido. Ambos claramente se apaixonam por ela e ela não percebe (really Lia?). Com o decorrer da história vai se tornando mais claro quem é que Lia gosta. Demora um pouco pra alguma coisa acontecer, até porque o foco do livro não é muito o romance, pelo menos não no começo. Enfim não tem muito o que eu posso falar aqui sem dar spoilers.

"O universo sabe. O universo tem uma longa memória."

Antes do assassino se revelar, Lia está voltando para sua casa na esperança de conseguir retomar a aliança por casamento para proteger o reino e as pessoas a seu redor. Isso foi um dos plot twists que mais me impressionou e mostrou o quanto ela mudou desde o começo, ela fugiu do casamento porque queria um amor verdadeiro, sem ligar para o seu dever e depois resolve voltar para lá para cumprir seu dever e ajudar o reino.

Um spoilerzinho, Lia não chega a Civica. Não vou dizer o que acontece, fiquem curiosos e vão ler haha. E essa com certeza foi a minha parte favorita, mais ou menos nas últimas 100/150 páginas, eu adorei!

"Que os deuses lhe concedam um coração calmo, olhos pesados e anjos guardando a sua porta."

Um livro espetacular e surpreendente, sobre amizade, família, destino, dever e um tiquinho de romance. Fazia tempos que não lia um livro bom de fantasia, que não fosse só sobre romance. Enfim, eu super recomendo esse livro. Se você gosta de fantasia, reinos, princesas, guerras, romance e treta, o que você ainda tá fazendo aqui lendo essa resenha? Vai logo comprar o livro e ler ele o mais rápido possível. Não vai se arrepender, eu juro. Aproveito pra pedir a ajuda de vocês pra lançar a hashtag #DarkSideCadêHeartOfBetrayal haha

E aí, você já leu KoD? O que achou? Comenta aqui em baixo. Beijnhos de luz