[RESENHA] Orgulho e Preconceito


'Orgulho e Preconceito' por Jane Austen, 480 páginas, editora Martin Claret, 2012. ( | )

Sinopse: Final do séc. XVIII / começo do séc. XIX. Elizabeth Bennet é a segunda de 5 filhas, sendo Jane a mais velha, depois Elizabeth, Mary, Kitty e finalmente Lydia. A história se passa na cidade de Meryton, próxima a Londres. Quando uma mansão nas proximidades da casa da família Bennet é alugada por um jovem rapaz chamado Mr. Bingley, ele se muda acompanhado de suas irmãs e seu amigo Mr. Darcy. Bingley logo de cara se encanta pela mais velha das irmãs Bennet, Jane, enquanto seu amigo Darcy prefere não ter qualquer tipo de relações com ninguém da cidade e basicamente despreza todos. Elizabeth por sua vez promete odiá-lo e todas às vezes que cruzam caminhos ao invés de ser fria tal como Mr. Darcy, questiona seus modos com perspicácia e até um pouco de humor.

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

Confesso que eu tinha MUITO medo de ler esse livro, sempre via o pessoal de blogs e os booktubers falando dele, fora todos os milhares de livros, filmes e séries que o mencionam. Mas recentemente achei a adaptação de 2005 na Netflix (falei um pouquinho sobre ela aqui), assisti e amei, então resolvi dar uma chance para o livro.
Não vou dizer que foi uma leitura fácil e rápida porquê não foi, levei cerca de um mês para finalizar. O tempo da história não passa tão rápido o que dificulta um pouco a leitura, mas não deixa de ser ótimo. Tem algumas palavras que eu estranhei um pouco no começo, mas ao longo do livro você acaba se acostumando com elas.

Bom a história é principalmente sobre Elizabeth e também seu relacionamento com Mr. Darcy, no começo você chega a pensar que eles são completamente opostos, mas com o decorrer da história você começa a ver as similaridades entre eles, ambos dão muito valor a família e aos amigos, também se deixam levar pelas primeiras impressões, julgando as pessoas ao seu redor, são extremamente orgulhosos, o que não ajuda nem um pouco, principalmente Eliza, que se recusa a reconhecer seus sentimentos por aquele quem jurou odiar.

"A felicidade no casamento é uma questão de sorte."

Você consegue ver que tudo o que eles sentem é verdadeiro, a profundidade dos sentimentos deles e é muito bonito como eles se apaixonam, não acontece de uma hora pra outra, instantaneamente. Eles passam por vários problemas, se envolvem em discussões, brigam, se odeiam e então finalmente se amam.

Devo dizer aqui que as irmãs mais novas de Elizabeth e sua mãe me irritavam muito, ao mesmo tempo que Jane me cativou de maneira surpreendente, com seu jeito doce e romântico, Mr Bingley tem a personalidade muito parecida com a de Jane também conquistou um lugarzinho no meu coração, confesso que o pai de Lizzy não era como eu esperava, me identifiquei muito com Elizabeth, sempre tendo respostas na ponta da língua pra tudo, mas quando se trata do coração ela perde as palavras e finalmente Darcy, confesso que no começo achava ele muito grosso e rude, mas como ele mesmo diz no livro ele tenta melhorar e muda muito no decorrer da história, se tornando o perfeito cavalheiro, tímido e apaixonado.

"A imaginação de uma mulher é muito rápida, pula da admiração para o amor e do amor para o matrimônio em um instante."

Uma ótima história de amor que nos mostra que temos que deixar de lado algumas de nossas convicções para enxergar as coisas mais claramente e que as pessoas podem sim mudar, pra melhor. Os românticos de plantão com certeza amarão esse livro.

E você, já leu Orgulho e Preconceito? O que achou? Comenta aqui embaixo. Beijinhos de luz